Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo: 850 mil sem electricidade

Devido a violentas tempestades que atingiram os EUA e a Nicarágua

Cerca de 850 mil lares e empresas norte-americanas ficaram sexta-feira sem energia eléctrica na Califórnia, devido a violentas tempestades que, na Nicarágua, deixaram também sem luz 15 mil clientes.

«Oitocentos e cinquenta mil lares e empresas sofreram cortes de electricidade» em todo o estado, particularmente nas regiões de São Francisco e da capital administrativa Sacramento, disse um porta-voz do gabinete do governador Arnold Schwarzenegger para os serviços de emergência.

PUB

Apesar de, até agora, ninguém ter perdido a vida, registaram-se numerosos acidentes rodoviários, nomeadamente semi-reboques virados pelo vento, enquanto a circulação era particularmente difícil na zona da Serra Nevada.

Esta foi a primeira de três tempestades previstas para a Califórnia até domingo.

Moradores em vales do Condado de Orange, entre Los Angeles e San Diego, foram aconselhados a deixarem as suas casas por precaução, devido à grande precipitação prevista.

As autoridades receiam torrentes de lama em zonas onde a vegetação foi destruída pelos incêndios de Outubro que causaram oito mortos, desalojaram 640 mil pessoas e devastaram 2.100 quilómetros quadrados de terrenos.

Na Nicarágua, 15 mil clientes ficaram sem energia eléctrica, devido a fortes rajadas de vento que derrubaram 21 postes eléctricos.

As reclamações passaram de 700 para três mil nas últimas horas, prevendo-se que os danos causados pelo vento continuem a aumentar.

Foram tomadas medidas de precaução nos aeroportos e no mar apesar de, até ao momento, não se registarem vítimas mortais.

PUB

Últimas