Já fez LIKE no TVI Notícias?

GNR resgata mais 44 migrantes no mar Egeu

Guarda portuguesa já resgatou, em cerca de uum mês, mais de 400 pessoas ao largo da Grécia. Muitas são crianças e com sinais de desidratação

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através de militares destacados na ilha de Kastellorizo na Grécia, resgatou na sexta-feira 44 migrantes no mar Egeu. Este balanço vem juntar-se às 87 pessoas que a Guarda resgatou na quinta-feira.

Na operação de ontem, também no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), 19 dos migrantes eram crianças, 15 mulheres e 10 homens. "Destas, 27 são provenientes do Iraque e 17 da Síria", refere a GNR, em comunicado.

PUB

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo, quando os militares detetaram os migrantes num barco de borracha à deriva no mar Egeu, que apresentavam sinais de desidratação".

Perante esta situação, "os migrantes foram resgatados para a embarcação portuguesa em segurança e encaminhados para as autoridades helénicas".

O principal objetivo da operação FRONTEX é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento, recorda a GNR.

Em cerca de um mês, os militares portugueses destacados em Samos e Kastellorizo já resgataram 428 migrantes.

PUB

Últimas