Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trump ameaça "destruir totalmente a Coreia do Norte"

Perante a Assembleia-Geral da ONU, presidente dos Estados Unidos afirma, ainda, que Kim Jong-un "está numa missão suicida"

António Guterres apelou à diplomacia na resolução do conflito com a Coreia do Norte, mas Donald Trump prefere, para já, a artilharia das palavras.

Os Estados Unidos têm uma grande força e paciência, mas se forem forçados a defenderem-se ou a defenderem os seus aliados, não terão outra escolha a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte. Nunca ninguém mostrou maior desprezo pelas outras nações e pelo bem-estar do seu próprio povo do que o regime depravado da Coreia do Norte", afirmou o presidente dos Estados Unidos, na sua intervenção na 72.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira, já com o embaixador de Pyongyang, Ja Song Nam, fora da sala, que não quis ouvir o discurso do inimigo norte-americano. "É altura de a Coreia do Norte perceber que a sua desnuclearização é o único futuro aceitável."

PUB

Mas Donald Trump não ficou por uma ameaça na estreia na AG da ONU. Referindo-se a Kim Jong-un, mas sem proferir o seu nome, disse que "o homem-bala está numa missão suicida para ele e para o seu regime".

O chefe de Estado norte-americano, que discursou durante cerca de 40 minutos, disse mesmo aos membros presentes para que se unam no sentido de isolar o regime de Pyongyang até que Kim Jong-un pare com o comportamento "hostil" que "ameaça o mundo inteiro".

Pela sua parte, prometeu que os EUA serão, em breve, mais fortes do que nunca em termos militares.

Donald Trump esclareceu as nações presentes que o objetivo do seu país não é ser ofensivo nem impor a sua soberania aos demais, apenas "defender os interesses da América acima de tudo". "Tal como vocês, líderes dos vossos países, devem colocar os vossos países em primeiro lugar."

PUB

Mas não é só a Coreia do Norte que constitui uma ameaça nuclear para Trump. Também o Irão foi visado pelo presidente dos Estados Unidos, pedindo aos presentes para que ajudem a travar o programa nuclear iraniano, que disse ser um "embaraço".

É um Estado pária, economicamente falido", cuja exportação principal é a violência, criticou. "Não podemos deixar um regime assassino continuar as suas atividades desestabilizadoras. Não podemos respeitar um acordo que serve para cobrir a eventual implementação de um programa nuclear."

Igualmente a crise na Venezuela, devido à "ditadura socialista", mereceu críticas por parte do presidente dos Estados Unidos, que a considerou "completamente inaceitável". O debate geral anual da 72.ª Assembleia-Geral da ONU começou hoje na sede da organização, em Nova Iorque, com o discurso do presidente brasileiro, Michel Temer, cumprindo a tradição que reserva ao chefe de Estado do Brasil honras de abertura dos discursos no órgão multilateral.

Imediatamente antes da abertura do debate geral, às 09:00 locais (14:00 em Lisboa), caberá ao secretário-geral da ONU, António Guterres, apresentar o seu relatório anual, apesar de ainda não ocupar o cargo há um ano.

Na quarta-feira, às 11:30 locais (16:30 em Lisboa), será a vez de o primeiro-ministro português, António Costa, se estrear como orador no debate geral, entre chefes de Estado e de Governo, com um discurso centrado nos valores do desenvolvimento sustentável e da defesa do ambiente.

PUB

Últimas