Já fez LIKE no TVI Notícias?

Polícia Marítima resgata 205 migrantes em dez horas na Grécia

Ao todo, as autoridades portuguesas já ajudaram 1.701 refugiados

As duas embarcações em que seguiam os migrantes eram “bastante fracas”, sem capacidade para transportar todas as pessoas que seguiam a bordo e já se encontravam a meter água.

A Polícia Marítima portuguesa em missão na Grécia resgatou e apoiou 205 migrantes em dez horas de patrulha, elevando para 1.701 os refugiados e migrantes já resgatados, segundo um comunicado hoje divulgado.

Foram resgatadas 105 pessoas de duas embarcações que se encontravam em grandes dificuldades para realizar a travessia entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos. Foram ainda apoiadas pela Polícia Marítima outras 100 pessoas de mais duas embarcações no mar Egeu.

Estes resgates e apoio a migrantes ocorreram na sexta-feira e foram hoje comunicados pela Autoridade Marítima Nacional.

“Após avaliadas as condições de flutuabilidade e navegação das quatro embarcações, as condições climatéricas e sobretudo as condições em que se encontravam todos os emigrantes e refugiados, a equipa da Polícia Marítima (PM) decidiu resgatar para o interior da embarcação Tejo todos os bebés, crianças, mulheres e alguns homens de duas embarcações”, refere o comunicado da PM hoje divulgado.

PUB

Os homens que não foram resgatados permaneceram nos respetivos botes, que foram rebocados em segurança até ao porto de Skala Sikamineas, na Grécia.

A equipa da Polícia Marítima apoiou ainda um bebé de um ano que corria o risco de entrar em hipotermina.

No porto onde desembarcaram todos os que seguiam nestas embarcações, encontravam-se equipas médicas de Organizações Não-Governamentais que deram apoio ao bebé e aos restantes migrantes.

As outras duas embarcações, com cerca de 50 pessoas a bordo em cada, foram escoltadas pela Polícia Marítima para garantir que todos chegavam em segurança à praia de Yeorgios e ao porto de Skala Sikamineas.

Até ao momento, a Polícia Marítima em missão na Grécia já resgatou 1.701 refugiados e migrantes, dos quais 374 bebés e crianças. A missão da PM no mar Egeu termina no dia 30 de setembro do próximo ano.

 

PUB

Últimas