Já fez LIKE no TVI Notícias?

90 mil garrafas de vodka que seriam de Kim Jong Un apreendidas na Holanda

No total foram apreendidas 300 caixas com garrafas no porto de Roterdão. A mercadoria estava a bordo de um navio da companhia China Cosco Shipping

Um contentor com 90 mil garrafas de vodka, que as autoridades acreditam que iriam ser levadas para a Coreia do Norte, foram apreendidas esta terça-feira por agentes alfandegários da Holanda.

De acordo com o porta-voz da alfândega, Roul Velleman, citado pela CNN, no total foram apreendidas 300 caixas com garrafas no porto de Roterdão. A mercadoria estava a bordo de um navio da companhia China Cosco Shipping. 

PUB

"Seguimos um perfil de risco e tínhamos a informação de que este contentor tinha qualquer coisa. E estávamos certos. Era vodka com destino à China, provavelmente para ir para a Coreia do Norte", afirmou, acrescentando que a informação foi passada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No entanto, o porta-voz negou confirmar que a vodka era para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

"Tudo o que posso dizer é que era para a Coreia do Norte. Estamos 90% certos (de que era) o destino final", acrescentou.

A Coreia do Norte tem enfrentado várias sanções internacionais, entre as quais a proibição de importar bens de luxo, por causa das violações das resoluções da ONU e dos testes nucleares.

Foi por causa destas sanções que o contentor em causa foi apreendido, numa investigação ordenada pelo ministro Sigrid Kaag.

"O Conselho de Segurança da ONU impôs claras sanções à Coreia do Norte, por isso é importante reforçar essas sanções. As sanções incluem a importação de bens de luxo e por isso a alfândega estava completamente certa em descarregar esse contentor", afirmou Jeroen van Dommelen.

A apreensão surge numa altura em que Kim Jong-Un se encontra no Vietname para uma cimeira com Donald Trump.  

PUB

Últimas