Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bulgária: fuga radioactiva em central nuclear

Relacionados

Responsáveis garantem que pessoal não ficou contaminado

Uma ligeira fuga radioactiva foi constatada quinta-feira na central nuclear búlgara de Kozlodoui, sem contaminar o pessoal, anunciou sexta-feira o director da central, Ivan Guenov.

«A fuga foi originada na soldadura de um tubo pelo qual passam águas radioactivas. Não há nenhum perigo para o pessoal», declarou Guenov à rádio nacional.

PUB

«Um ligeiro aumento do fundo radioactivo foi constatado nomeadamente durante um controlo de rotina, quinta-feira, na parede exterior do corpo especial que está situado em frente dos reactores 5 e 6», indica a direcção da central num comunicado.

Este corpo «serve para transportar, tratar e preservar soluções radioactivas. O acidente ocorreu depois de um transporte de solução radioactiva», precisa o comunicado.

A direcção da central estimou que o ocorrido deve ser classificado ao nível 0 da escala internacional dos acidentes nucleares que conta oito graus de gravidade, de 0 a 07, sendo o nível 0 o menos grave.

A central nuclear búlgara foi parcialmente fechada na véspera da adesão da Bulgária à União Europeia a 01 de Janeiro de 2007 a pedido da UE que evocava razões de segurança.

Só dois reactores, o 5 e o 6, a 1000 MW cada um, continuam a funcionar: os outros, obsoletos, foram fechados.

PUB

Relacionados

Últimas