Já fez LIKE no TVI Notícias?

AF447: mensagens indicam queda livre

Especialistas em acidentes aéreos referem que avião voava a baixa altitude

Mensagens recebidas pela Air France indicam que o avião voava a uma altitude mais baixa do que é normal, no momento em que foi registado no radar pela última vez, noticia a «Folha de São Paulo». Estas mensagens indicam que o avião pode ter caído em «queda livre», sendo esta, de momento, a causa mais provável para o acidente, uma vez que especialistas afastam também a hipótese de explosão.

A revista «Aviation Herald», especializada em acidentes aéreos, refere que o avião iniciou uma descida de altitude em queda livre. De acordo com o mesmo órgão de informação, a primeira mensagem, que alertava para o facto do aparelho estar em voo vertical, foi recebida já com o piloto automático desligado. Ao fim de quatro minutos de contactos a partir do avião supõe-se que o aparelho tenha chocado com o oceano.

PUB

Entretanto, a agência Reuters revelou que o ministro da defesa brasileiro, Nelson Jobim, afirmou que a presença de óleo no oceano sugere que não houve qualquer explosão no ar. O mesmo responsável declarou ainda que já foram encontradas partes internas do avião, mas nenhum corpo foi ainda localizado. «Não há mais dúvida da situação de queda neste local», disse Jobim

Brasil cumpre três dias de luto nacional

Alguns dos familiares das vítimas, hospedados no Hotel Carioca, deram o testemunho do que aconteceu com alguns dos desaparecidos. No vídeo de relatos dos familiares , a mãe de José Amorim revelou que no dia em que o avião caiu no oceano o filho completava 35 anos.

Nesta quarta-feira, várias personalidades estiveram presentes na celebração de uma missa (veja aqui o vídeo), em França, em memória das 228 vítimas do voo que ligava o Rio de Janeiro a Paris.

PUB

Para conseguir chegar a uma conclusão mais objectiva para a causa do acidente, está a ser procurada a caixa negra. As buscas estão a ser feitas pela Aeronáutica, os mesmos que anunciaram nesta quarta-feira ter localizado mais destroços.

O ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira que a caixa-negra do voo 447 da Airbus, pode estar a uma «profundidade que varia entre 2.000 e 3.000 metros» no oceano Atlântico.

Voo 447: navio nos Açores leva submarinos ao Brasil

No domingo o avião emitiu uma mensagem automática de despressurização e de curto-circuito. Este foi o último sinal vindo do voo 447 e é até ao momento a única certeza do que aconteceu ao aparelho.

Relatos mais recentes apontam ainda para problemas na fuselagem do avião, inclusivamente uma das mensagens recebidas a partir do avião referia um reparo numa área da mesma.

PUB

Últimas