Já fez LIKE no TVI Notícias?

CIA destruiu vídeos com interrogatórios

Relacionados

Para proteger agentes. Após escândalo de torturas em Abu Ghraib

O serviço secreto americano, a CIA, destruiu vários vídeos com interrogatórios a suspeitos de terrorismo, após rebentar o escândalo de torturas na prisão de Abu Ghraib, no Iraque. Na altura, foram reveladas dezenas de fotos de militares americanos junto de detidos iraquianos. A notícia foi avançada quinta-feira pelo jornal New York Times.

As cassetes continham interrogatórios a alegados membros da al-Qaeda realizados em 2002 e foram destruídas em 2005. Várias fontes citadas pelo jornal garantem que os vídeos mostravam agentes da CIA a usar «técnicas duras de interrogatórios».

PUB

Após saber que o New York Times ia publicar a notícia, o actual director da CIA, Michael Hayden, admitiu numa carta dirigida a seus funcionários, a destruição do material. O dirigente da secreta americana justifica que «a decisão de destruir os vídeos foi tomada para proteger a segurança de agentes infiltrados e porque os mesmos já não têm valor».

Perante este facto o New York Times questiona agora se a agência de informações «escondeu informações ao Congresso, aos tribunais e à comissão do 11 de Setembro».

PUB

Relacionados

Últimas