Já fez LIKE no TVI Notícias?

Terroristas deixam aviso a França

Relacionados

«Não tentem qualquer estupidez», afirmaram perante a possibilidade de uma acção militar

O grupo extremista AQMI, Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, confirmou que mantém reféns cinco cidadão franceses e avisou o Governo de Paris para não cometer «qualquer estupidez». A notícia é avançada esta quinta-feira pela agência «EFE».

Recorde-se que o grupo de franceses foi sequestrado a semana passada, no Níger, perto de uma mina de urânio. Na terça-feira o grupo AQMI já tinha assumido a responsabilidade pelo rapto dos funcionários da empresa francesa Areva, mas esta quinta-feira foi divulgada nova mensagem. E, desta vez, deixou um aviso.

PUB

Perante a possibilidade da França tentar uma operação de resgate, os extremistas apelam a Paris para não cometer «qualquer estupidez». Recorde-se que em Julho passado, uma operação militar na fronteira do Mali para libertar um refém, vitimou vários radicais e terá terminado, também, com a morte do cidadão francês.

A nova mensagem, uma gravação sonora, foi primeiro divulgada na Internet e transmitida, entretanto, pela estação de televisão «Aljazeera».

«Enquanto anunciamos a nossa reivindicação desta operação sagrada, informamos ao governo francês que os mujahedins entrarão em contacto mais tarde para fazer os seus pedidos legítimos», afirma um representante dos extremistas na mensagem.

E para justificar o sequestro deste último grupo de franceses, o AQMI acusou-os de ter causado mortes e ferimentos a milhares de muçulmanos devido ao «uso imoral e contínuo» das minas de urânio.

Recorde-se que no início desta semana, vários governantes franceses assumiram que o território francês está sob uma importante ameaça de ataque terrorista, que já está a ser considerado pelas autoridades como iminente.

PUB

Relacionados

Últimas