Já fez LIKE no TVI Notícias?

Neve: avalanches matam 18 pessoas na Europa

Relacionados

Dez alpinistas perderam a vida na Turquia e três na Escócia. Cinco morreram nos Alpes franceses

Várias avalanches de neve ocorridas nos Alpes franceses, na Escócia e no nordeste da Turquia mataram este fim-de-semana, pelo menos 18 pessoas, noticiam as agências internacionais.

Dez pessoas morreram este domingo e sete ficaram feridas numa avalanche no Monte Zigana, no nordeste da Turquia. A tragédia aconteceu durante uma caminhada organizada por um clube de alpinistas local.

PUB

O incidente apanhou o grupo de surpresa e soterrou 15 montanhistas. Os dois que conseguiram escapar conseguiram desenterrar sete companheiros, todos eles feridos. Seis corpos foram localizados mais tarde.

Um dos sobreviventes, Rahmi Keles, 60 anos, afirmou ter visto a avalanche a aproximar-se, sem ter possibilidade de escapar. Acabou por ficar soterrado e conseguiu descobrir a cabeça e pedir ajuda a uma companheira.

«Não conseguiria sair dali sozinho. Ela retirou a neve e tirou primeiro a minha perna esquerda, depois a direita. Sem Yonca, eu não teria sobrevivido. Graças a Deus ela apareceu, como um anjo», revelou o sobrevivente, que se encontra internado no hospital.

Várias testemunhas afirmaram à televisão turca terem ouvido tiros antes do incidente, apesar de um governador local ter admitido que as pessoas possam ter confundido o início da avalanche com o som de tiros.

Na Escócia, três pessoas morreram, no sábado, quando caminhavam por uma montanha rochosa. O acidente aconteceu nas montanhas de Buchaille Etive Mhor, muito procuradas pelos desportistas. Uma quarta pessoa sofreu ferimentos no ombro e outras cinco saíram ilesas do acidente.

PUB

Um alpinista que estava acima da avalanche observou o incidente e pediu socorro. Dois helicópteros participaram nos trabalhos de resgate dos quatro montanhistas.

As autoridades locais já tinham classificada a zona como área de risco considerável, na sequência dos nevões dos últimos dias.

Também no sábado, mas agora nos Alpes franceses, dois excursionistas morreram na cidade de Flaine e dois esquiadores, de 16 e 18 anos, perderam a vida quando desciam fora de pista na estação de Valmorel. Outro esquiador morreu ao chegar ao hospital de Grenoble.

O serviço meteorológico local havia emitido um alerta sobre risco de avalanche, dada a forte chuva e vento dos últimos dias que deixou a neve muito instável.

PUB

Relacionados

Últimas