Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alvos portugueses na lista de Breivik

Relacionados

Autor dos atentados na Noruega queria atacar Durão Barroso

O reactor nuclear experimental na Bobadela e as refinarias da Galp no Porto e em Sines estão na lista de alvos de eventuais ataques identificados por Anders Breivik no âmbito do seu plano para derrubar o multiculturalismo na Europa.

O autor dos atentados de sexta-feira na Noruega, que causaram a morte a 93 pessoas, publicou na Internet um manifesto intitulado «2083 - Declaração Europeia da Independência», com 1.518 páginas, em que explica detalhadamente o seu plano anti-multiculturalismo e anti-islamização da Europa, acompanhado por um vídeo no YouTube, entretanto removido.

PUB

O norueguês de 32 anos apresenta, no documento, que diz ter elaborado nos últimos nove anos através de um investimento de 317 mil euros e em colaboração com outros «indivíduos corajosos de todo o mundo», o que considera a «única solução para os problemas actuais da Europa Ocidental e como a resistência deverá actuar nas próximas décadas».

Portugal seria um futuro alvo de Breivik, em 13º lugar numa lista de 20 alvos «prioritários». É considerado um país hostil, a prioridade do ataque é «moderada» e há 10807 «traidores» identificados.

Como o autor da chacina era um grande inimigo da energia nuclear, o Instituto Tecnológico e Nuclear na Bobadela seria um alvo a atacar.

Há ainda um nome português neste documento. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, é identificado como um «dos mais perigosos marxistas culturais europeus».

Anders Breivik estava informado sobre a actualidade política portuguesa, registando o Partido Socialista, o Partido Social-Democrata, o Partido Comunista Português, o Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista Os Verdes como inimigos. CDS, PNR, PPM e PND surgem como aliados na luta anti-imigração.

O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) já admitiu que os atentados na Noruega deverão levar a um aumento da vigilância também em Portugal devido ao perigo de imitações.

PUB

Relacionados

Últimas