Já fez LIKE no TVI Notícias?

Luaty Beirão mantém greve de fome após marcação de julgamento

Ativista está em greve de fome há 30 dias, exigindo aguardar julgamento em liberdade

Luís Nascimento esteve uma hora com Luaty Beirão na clínica privada de Luanda onde o rapper e ativista está internado, sob detenção, levando já 30 dias em greve de fome.

O ativista angolano Luaty Beirão, acusado de preparar um golpe de Estado, vai continuar em greve de fome, exigindo aguardar julgamento em liberdade, frustrada a tentativa de o demover do protesto, disse esta terça-feira à Lusa o seu advogado, Luís Nascimento.

"Coloquei-lhe a questão, as vantagens e as desvantagens, mas ele disse que perante o que recebeu, não vê porque tem de mudar a posição. Ficou desiludido."

Os advogados pretendiam demover Luaty Beirão deste protesto, tendo em conta a notificação, na segunda-feira, do início do julgamento da acusação da preparação de um golpe de Estado e de um atentado contra o Presidente angolano (juntamente com mais 16 arguidos), previsto para 16 a 20 de novembro, no Tribunal Provincial de Luanda.

Luaty Beirão, detido desde junho, responsabiliza o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, das consequências deste protesto, acusando-o de "imiscuir-se" na Justiça.  

O ativista justifica a greve de fome, que encetou com a "vontade própria", por entender que os seus "direitos constitucionais" estão "a ser desrespeitados", exigindo - como prevê a lei angolana para o crime em causa - aguardar julgamento em liberdade. 

PUB

Últimas