Já fez LIKE no TVI Notícias?

Michelle Obama «ganha» a Cindy McCain

Relacionados

Mulher de Obama é vista pelos eleitores norte-americanos como uma pessoa sentimental e com personalidade

Michelle Obama, mulher do candidato democrata à Casa Branca, tem vantagem em termos de popularidade em relação a Cindy McCain, mulher do candidato republicano John McCain. Os dados constam de uma sondagem publicada esta quarta-feira no The Washington Post.

Segundo o estudo de opinião, Michelle Obama é vista pelos eleitores norte-americanos como uma pessoa sentimental e com personalidade, o que faz com que seja eleita por 48 por cento dos inquiridos. 39 por cento, por outro lado, dizem simpatizar com Cindy McCain.

PUB

Apesar destes dados sobre as «candidatas» à Casa Branca, as opiniões sobre os seus maridos e candidatos efectivos ainda não estão tão definidas: 36 por cento dos inquiridos ainda não formou opinião sobre McCain, e em relação a Obama são 23 por cento. Dados que, certamente, farão com que os assessores recorram às mulheres para conseguir mais votos.

É aliás, o que têm feito os departamentos de marketing político das campanhas de Obama e McCain, ao criarem agendas próprias para as candidatas a primeira dama. Esta semana, por exemplo, as atenções centraram-se numa viagem de Cindy McCain para dar apoio a crianças necessitadas do Vietname, onde o seu marido foi prisioneiro de guerra durante seis anos; e na intervenção de Michelle Obama numa popular programa de televisão da ABC.

A sondagem mostra também que a mulher de Obama reúne maior apoio entre os afroamericanos (84 por cento), seguido dos liberales (66 por cento) e dos jovens, entre os 18 e os 29 anos (61 por cento), Exactamente os mesmos segmentos que apoiam o marido.

Cindy McCain reúne as preferências das mulheres não-feministas (44 por cento), mas também das feministas (33 por cento). 62 por cento dos republicanos manifesta simpatia pela mulher do candidato, mas entre os mais conservadores recebe apoio de apenas 46 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas