Já fez LIKE no TVI Notícias?

Veja e compare: Clinton acusa Obama de plágio

Relacionados

Disputa democrata está ao rubro. Nada escapa para fazer campanha

Análise: McCain plagiou? Não interessa...

A disputa democrata está ao rubro com Barack Obama a ultrapassar Hillary Clinton em número de delegados, obrigando a senadora de Nova Iorque ganhar nos estados do Texas e Ohio, que vão às urnas já no dia 4 de Março. E entretanto a campanha entra parte mais azeda com Hillary a acusar Obama de plágio e o candidato a devolver o mimo, acusando Clinton de estar desesperada.

PUB

Obama reconhece que deveria ter citado Deval Patrick, governador do Massachusetts, e seu amigo e apoiante nesta corrida dentro do Partido Democrata, mas considera que Hillary está a exagerar nas críticas: «Escrevi dois livros. Escrevo a maioria dos meus discursos. Poderia dizer até que a senadora Hillary Clinton usa, de vez em quando, palavras minhas». E aponta exemplos: duas frases muitos usadas por Obama nos seus discursos - «Está na altura de virar a página» e «Animado e pronto para a luta» - têm sido usadas por Clinton nas últimas semanas.

Os discursos de Deval Patrick e Barack Obama (parte I)

PUB

Os discursos de Deval Patrick e Barack Obama (parte II)

O New York Times tem acompanhado de perto esta disputa e os vídeos, que mostram excertos dos discursos de Patrick, em 2006, e frases de Obama, gravadas há poucos dias, estão no YouTube com mais de 200 mil visitas cada.

Em defesa de Obama, veio o próprio Deval Patrick: «Nós conversamos muito, pensamos de maneira idêntica e trocamos argumentos antes dos discursos». Depois de Hillary ter dito que Barack usava de retórica nas suas intervenções, mas era ela quem estava preparada para resolver os problemas, Deval aconselhou o amigo a defender-se da mesma maneira que ele fez quando, em 2006, concorreu ao lugar de governador. «Fui acusado de só usar palavras. E rebati esse argumento».

PUB

Sócrates, o Obama português. Primeiro-ministro copiou frase que se já se colou ao candidato republicano. «Sim, podemos!»

Ele escreve os discurso do Obama

Num discurso em Wisconsin, Obama também rebateu os argumentos de Clinton com frases idênticas às usadas por Deval há dois anos. «Não me digam que as palavras não importam...; "I have a dream". Just words?» («"Eu tenho um sonho". São só palavras?», disse o senador usando uma frase conhecida imortalizada por Martin Luther King).

PUB

Relacionados

Últimas