Já fez LIKE no TVI Notícias?

Iraque: al-Sadr apela ao fim da violência

Relacionados

E pede aos seus seguidores para cooperarem com as forças iraquianas

O clérigo radical xiita Moqtada Sadr Muqtada al-Sadr apelou este domingo aos seus seguidores para que parem com a violência e cooperem com as forças de segurança iraquianas. Este domingo, o exército de Al-Sadr em Basra e Bagdad está sob ataque das tropas norte-americanas.

O líder religioso pediu para o Exército de Mahdi cesse «toda a manifestação armada» nas cidades de todo o país. «Para evitar o derramamento de sangue e preservar a unidade do Iraque decidimos cancelar todas as manifestações armadas». Na declaração, segundo noticia a CNN, que foi enviada do seu quartel em Najaf - um dia depois de ter pedido ao seu exército para não desistir e não depor as armas - o líder religioso pede ao governo iraquiano que conceda amnistia aos guerrilheiros rebeldes e liberte os que foram feitos prisioneiros.

PUB

«Anunciamos a nossa reprovação sobre quem decida continuar a atacar as instituições governamentais, de caridade, e os edifícios dos partidos políticos», pode ler-se no documento que foi distribuído por todo o país e colocado online.

O exército Mehdi começou estas negociações com o governo iraquiano no sábado à noite, segundo relevou o Sheikh Salah al-Obaidi, braço-direito de al-Sadr.

O encontro em Najaf é o primeiro entre os dois lados da guerra, desde que o governo iraquiano anunciou combater os guerrilheiros em Basra.

O apelo à tranquilidade surge pouco depois de fontes próximas de Sadr anunciarem que o seu Bloco Político de Sadr e o governo iniciaram o diálogo, sábado à noite, para pôr fim à luta travada entre seguidores do clérigo e tropas iraquianas, que já causaram a morte de mais de 300 pessoas.

JF

PUB

Relacionados

Últimas