Já fez LIKE no TVI Notícias?

Myanmar: Papa apela a solução pacífica

Relacionados

Bento XVI quer ainda a edificação de um mundo «mais justo socialmente»

O papa Bento XVI apelou hoje para uma solução pacífica no conflito na Birmânia e à edificação de um mundo «mais justo socialmente», sobretudo em África, e pediu que se reze pelo diálogo entre as duas Coreias.

«Sigo com receio os gravíssimos acontecimentos dos últimos dias na Birmânia e quero expressar a minha proximidade espiritual à população birmanesa no momento de esta prova dolorosa por que está a passar», afirmou Bento XVI na tradicional missa dominical.

PUB

«Enquanto rezo de forma solidária e intensa, convido a Igreja para que também o faça e espero vivamente que se encontre uma solução pacífica para o bem desse país», acrescentou o Sumo Pontífice.

O papa pediu também para que se reze pela resolução dos diferendos na península coreana, manifestando esperança de que os «desenvolvimentos importantes no diálogo já alcançados possam consolidar-se», para que a reconciliação seja, em breve, uma realidade, «em benefício da estabilidade e da paz em toda a região».

Joseph Ratzinger, de nacionalidade alemã, lembrou na sua homília os povos de África afectados recentemente pelas graves inundações, admitindo, porém, que não são os únicos a ser marginalizados no mundo.

«Não podemos esquecer tantas outras situações de urgência humanitária em diversas regiões do planeta, em que os conflitos pelo poder político e económico agravam a realidade», sustentou.

A missa foi seguida por centenas de fiéis católicos que se juntaram junto da residência papal de Verão, na localidade de Castel Gandolfo, próximo de Roma.

O papa deixará esta residência nos próximos dias para regressar ao Vaticano, onde retomará as suas actividades.

PUB

Relacionados

Últimas