Já fez LIKE no TVI Notícias?

Descoberto novo vírus altamente mortífero

Relacionados

Bolívia: provoca febres e hemorragias e já terá feito uma vítima letal

Um grupo de cientistas norte-americanos identificou um novo vírus na Bolívia que provoca sintomas idênticos ao Dengue, designadamente hemorragias, tendo feito, pelo menos, um morto naquele país.

O vírus aparenta ser altamente mortífero e surge alojado em roedores, revelaram os investigadores ao jornal PLos Pathogens, da Public Library of Cience.

PUB

Baptizado com o nome «Chapare arenavírus», numa alusão ao rio Chapare, no sopé dos Andes, os novo vírus é «muito singular e até admitimos que possamos estar diante de uma nova espécie de arenavírus», referiu, en declarações à Reuters, Stuart Nichol, do centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que auxiliou a equipa de investigadores.

As autoridades sanitárias bolivianas e peritos da marinha dos EUA, radicados em Lima, Peru, colheram amostras da vítima de 22 anos, que terá sucumbido a uma febre hemorrágica, perto de Cochabamba.

«Não se trata de algo que repentinamente sofreu uma mutação para um novo vírus. É um vírus descoberto recentemente», esclareceu a mesma fonte.

Os médicos chegaram a pensar que o doente sofria de dengue ou febre amarela, já que o paciente apresentava os mesmos sintomas: dores de cabeça, febre e dores musculares. E piorou rapidamente para o estado hemorrágico, com sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

As autoridades bolivianas estão a isolar os doentes com sintomas idênticos.

Uma equipa enviada para o local enfrentou dificuldades de ordem política na recolha de informação, dado tratar-se de uma das principais regiões produtoras de coca.

PUB

Relacionados

Últimas