Já fez LIKE no TVI Notícias?

Projecto português na Feira de Ciência de Madrid

Relacionados

Trata-se de um simulador que recria processos de obtenção de energia nas células

Uma equipa de três jovens portugueses, um bioquímico, um programador e um designer, foi convidada a apresentar o seu projecto na Feira de Ciência de Madrid, disse hoje à Lusa fonte do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), do Porto, noticia a Lusa.

O projecto seleccionado pela Feira da Ciência de Madrid é um simulador de processos metabólicos em computador que recria no ecrã de um computador, os processos de obtenção de energia nas células.

PUB

O simulador foi desenvolvido por Ricardo Carvalho, finalista de bioquímica que está a fazer o seu estágio no IBMC, com o auxílio de Hernâni Dias e Miguel Cardoso, um programador e um designer.

«Trata-se sobretudo de uma ferramenta pedagógica que permite ver, em processo dinâmico, a interacção das células quando estão a processar, por exemplo, a glucose (açúcar) para produzir e energia, ou as enzimas a actuar sobre os compostos», disse à Lusa Ricardo Carvalho.

O cientista explicou que este simulador, baptizado «Metabolic Visualizer» (visualizador metabólico), constitui também uma forma mais eficaz e atractiva de apresentar graficamente os dados.

Ricardo Carvalho sublinhou que este projecto está ainda em fase inicial de desenvolvimento e afirmou-se «muito satisfeito» que, mesmo assim, tenha obtido o reconhecimento da Feira da Ciência de Madrid, onde vai procurar obter financiamento para explorar o potencial do simulador.

O projecto foi um dos 70 que concorreu ao workshop de visualização de informação organizado pelo Media Lab-Prado, na capital espanhola.

Destes 70 projectos foram seleccionados dez, tendo o de Ricardo Carvalho, Hernâni Dias e Miguel Cardoso chamado a atenção por ser o único que faz a ligação entre ciência, tecnologia e arte.

A IX Feria Madrid es Ciência (Feira Madrid é Ciência) começa quarta-feira e termina domingo na capital espanhola.

PUB

Relacionados

Últimas