Já fez LIKE no TVI Notícias?

C-130 a caminho do Egipto para trazer portugueses

Relacionados

Avião da Força Aérea partiu já durante a madrugada, rumo ao Cairo

Actualizada às 10:58

Os portugueses que estão no Egipto vão poder regressar a Portugal num avião fretado pelo Governo português. A informação é avançada pela Lusa, que cita o embaixador português no Cairo, Aristides Vieira Gonçalves.

PUB

Oito portugueses retidos no Cairo conseguem voo para Banguecoque

«O exército tem de escolher entre o Egipto e Mubarak»

«Vamos enviar um avião de regresso a Portugal, um avião que foi posto à disposição pelo Governo português, estamos em cima das pessoas, os que quiserem ir embora vão, os que querem ficar, temos de respeitar», dissera Aristides Vieira Gonçalves.

A Força Aérea Portuguesa confirmou depois que enviou, durante a madrugada, um C-130 para o Cairo para retirar portugueses do Egipto. De acordo com fonte militar citada pela Lusa, o avião saiu de Lisboa às 3:30, com destino ao Cairo. A mesma fonte salientou tratar-se de uma missão do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Embora não tenha ainda números concretos, o embaixador Aristides Vieira Gonçalves adiantou que «a maioria dos portugueses» que estão no Egipto tem «intenção de regressar».

PUB

Uma centena de portugueses

Para ter informação mais detalhada e preparar o regresso a Portugal, a embaixada marcou uma reunião para terça-feira, às 15:00 locais (13:00 em Lisboa), com a comunidade portuguesa, constituída por cerca de uma centena de pessoas.

«Neste momento não sabemos quantos são, estamos a informar as pessoas e aqueles que quiserem ir, irão», garantiu Aristides Vieira Gonçalves, lembrando que alguns irão «pelos seus meios, noutros aviões», mas aqueles «que não têm possibilidade de comprar bilhete [de avião], utilizarão o avião posto à disposição pelo Governo».

De acordo com o diplomata, os portugueses estão em permanente contacto com a embaixada e «as pessoas estão calmas», não havendo «qualquer preocupação em relação a nenhum português que esteja no Egipto».

A embaixada está também «a tentar que os portugueses que estão mais longe, venham para o Cairo», acrescentou Aristides Vieira Gonçalves.

PUB

Relacionados

Últimas