Já fez LIKE no TVI Notícias?

Egipto: três portugueses pediram ajuda para sair

Relacionados

Autoridades nacionais estão a tentar retirá-los do país

A Secretaria de Estado das Comunidades recebeu nas últimas horas três pedidos de ajuda de cidadãos portugueses que querem sair do Egipto, revelou à agência Lusa fonte oficial.

Pelas 16:00, a Secretaria de Estado não tinha qualquer registo de pedidos de auxílio de cidadãos portugueses. Numa actualização a esta informação, o porta-voz do secretário de Estado das Comunidades disse, depois das 17:30, à agência Lusa que há três portugueses a residir no Egipto que pretendem sair do país.

PUB

«Está a ser organizado o processo em relação a estes três cidadãos», adiantou o porta-voz, indicando que deverão viajar em voos regulares e contar com a ajuda do balcão único de atendimento consular da União Europeia entretanto montado no aeroporto do Cairo.

De acordo com a Secretaria de Estado das Comunidades estão registados cerca de 100 portugueses residentes no Egipto, não sendo possível adiantar o número de turistas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) lembrou em comunicado que estão desaconselhadas quaisquer deslocações ao Egipto por motivos de segurança, devido às manifestações antigovernamentais dos últimos cinco dias.

O MNE lembra que a embaixada portuguesa no Cairo está em contacto com os portugueses que residem ou que estão de férias no país.

«O Governo português tem vindo a acompanhar com preocupação a evolução da situação no Egipto. O Governo lamenta os actos de violência ocorridos ao longo dos últimos dias», refere o comunicado.

O MNE considera que a situação no Egipto «impõe uma profunda reflexão sobre o actual momento de instabilidade regional, que não deixará de ter consequências em todos os complexos equilíbrios geopolíticos no Norte de África e Médio Oriente».

No comunicado, é apontado o Conselho de Negócios Estrangeiros de segunda-feira como a ocasião para que a União Europeia inicie este debate.

PUB

Relacionados

Últimas