Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sismo: um morto e centenas de feridos

Relacionados

Abalo de magnitude 7,7 foi sentido no Chile, Peru, Bolivia e Brasil

O Chile foi hoje abalado por um forte sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter que provocou pelo menos um morto e uma centena de feridos e foi sentido no Peru, Bolivia e Brasil.

O jornal El Mercurio, de Antofagasta, noticiou no seu site na Internet que uma mulher de 88 anos morreu ao ser atingida por uma parede de um edifício que se desmoronou, quando circulava no centro daquela cidade situada a 1.556 quilómetros a norte da capital, Santiago do Chile.

PUB

Os media chilenos dão também conta de pelo menos 100 feridos, dois dos quais se encontram em estado grave, segundo disse o director do hospital de Antofagasta, Juan Urrutia.

Segundo o serviço sismológico da Universidade do Chile, o forte sismo ocorreu cerca das 12:43 locais (15:43 em Lisboa), com epicentro a 35 quilómetros a leste de Tocopilla, cerca de 1.630 quilómetros a norte da capital, Santiago do Chile.

O Gabinete das Situações de Emergência chileno (Onemi) anunciou que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas na cidade de Maria Elena, cujo presidente da câmara, Eduardo Ahumada, deu conta de estragos em alguns edifícios.

O vice-ministro do Interior chileno, Felipe Harboe, disse que "algumas pessoas ficaram feridas, aparentemente nenhuma com gravidade", na cidade portuária de Tocopilla, onde algumas casas ficaram danificadas.

As primeiras informações davam conta também de danos materiais nas cidades de Calama e Arica.

Em Antofagasta, onde se registaram cenas de pânico, a pala da entrada de um hotel ruiu e destruiu algumas viaturas que estavam estacionadas nas proximidades.

PUB

O aeroporto de Antofogasta foi evacuado, depois de ter sofrido alguns estragos.

Noutras localidades, registaram-se interrupções no fornecimento de energia eléctricas e cenas de pânico da população.

Face à magnitude do sismo, as autoridade chilenas fizeram um alerta de tsunami, que anularam algumas horas depois.

«Descartamos o risco de um tsunami», disse a directora do Onemi, Carmen Fernández.

O sismo também foi sentido em Santiago do Chile, segundo disseram à Lusa duas funcionárias da embaixada de Portugal na capital chilena.

A representação diplomática de Portugal iniciou de imediato contactos com os poucos portugueses que vivem no norte do Chile e ao fim do dia não havia notícias de que algum deles tivesse sido afectado pelo sismo.

O sismo, que foi seguido de algumas réplicas, duas das quais com magnitude superior a 5 na escala de Richter, também foi sentido no Peru, Bolívia e Brasil.

Em várias cidades do estado de São Paulo, a protecção civil e os bombeiros foram alertados por residentes que sentiram o abalo, mas não há notícias de vítimas.

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS) também emitiu um alerta de tsunami para as costas do Chile e do Peru, que foi retirado algumas horas depois.

John Bellini, do USGS, disse que o epicentro do sismo foi pouco profundo, cerca de 60 quilómetros, e que um abalo com esta magnitude poderia ter consequências muito graves se ocorresse perto de zonas mais densamente povoadas e desenvolvidas.

PUB

Relacionados

Últimas