Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nova Zelândia: soterrados mandam SMS a pedir ajuda

Relacionados

Muitos dos desaparecidos nos escombros estão a pedir ajuda através de mensagens escritas de telemóvel

Pessoas que se encontram presas nos escombros causados pelo sismo em Christchurch, na Nova Zelândia, estão a pedir ajuda através de mensagens de texto do telemóvel.

A polícia disse à Rádio New Zeland que há pessoas presas nos edifícios porque têm enviado mensagens de texto.

PUB

Dave Cliff, director da polícia, disse que «o cenário é desagradável», mas que «já foram resgatadas dos escombros cerca de 100 pessoas e mais 100 vão ser ainda resgatadas».

Nos locais de resgate foram colocados holofotes e cerca de 200 voluntários estão a continuar a trabalhar nas buscas.

Os alertas da polícia são para que os habitantes abandonem a zona de Christchurch. Escolas na área metropolitana estão encerradas e servem como centros de acolhimento temporário para os desalojados, assim como os centros recreativos. Contudo, os centros provisórios já se encontram lotados.

John Carter, Ministro da Defesa, alertou para o facto de não ser claro se a água ficou contaminada, por isso alerta para que as pessoas bebam água engarrafada ou a fervam antes de a consumirem.

As redes de distribuição de electricidade foram cortadas em 70% da cidade de Christchurch, em aproximadamente 150 mil casas, e ainda não se sabe quando será restabelecida.

O exército tem equipas médicas no terreno. Mais polícias, ambulâncias, helicópteros e cães estão a ser disponibilizados de outras zonas para ajudar nas buscas de pessoas desaparecidas.

O estado de emergência foi declarado e continuará até sexta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas