Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cientistas americanos acabam com mitos

Relacionados

Verdades quase inquestionáveis, transmitidas ao longo dos anos, que, afinal, são mentiras

Beber oito copos de água por dia faz bem à saúde; o homem só usa 10 por cento do cérebro; pêlos e unhas crescem após a morte; ler com pouca luz faz mal à visão; rapar os pêlos faz com que eles cresçam mais grossos; telefones celulares não podem ficar ligados em hospitais; comer perú provoca sonolência - Já deve ter ouvido todas ou a maioria destas «verdades», mas agora fique a saber que é tudo mentira.

Segundo noticia a BBC, cientistas americanos, da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, em Indianápolis, tentaram averiguar a verdade destas premissas e os resultados, publicados na revista científica British Medical Journal, sugerem que essas crenças ou são falsas ou não contam com evidências suficientes para serem comprovadas cientificamente.

PUB

Os investigadores não encontraram, por exemplo, evidências de que beber oito copos de água faz bem para a saúde. Os estudos sugerem, sim, que o consumo adequado de líquidos é alcançado pela ingestão de sucos de fruta, leite, café e chá.

A crença de que usamos apenas 10% do cérebro também não parece ser verdade. De acordo com a pesquisa, não há nenhuma parte do cérebro «completamente inactiva». Quanto à teoria de que cabelos e unhas continuam a crescer mesmo depois de morrermos, dizem os cientistas que pode ser apenas uma «ilusão de óptica» devido à retração da pele após a morte.

Quanto aos pêlos ficarem mais escuros e mais grossos e crescerem mais rápido depois de rapados, os cientistas explicam que o que acontece é que o pêlo perde a ponta fina que tem antes de ser barbeado e, como consequência, nasce eriçado e mais espesso.

As advertências de que ler com pouca luz é prejudicial à visão também é questionada pelos pesquisadores. Segundo a BBC, a autora do estudo, Rachel Vreeman, explica que «as condições de leitura no passado eram muito piores. As pessoas usavam velas e lanternas. Então o aumento crescente dos casos de miopia nos últimos séculos não pode ser explicado pela leitura com luz precária».

Os cientistas dizem também que não há evidências de que ficar com o telefone celular ligado dentro de hospitais cause interferência magnética que afecta os equipamentos médicos.

Finalmente, a pesquisa afirma que comer perú não provoca peso no estômago e causa sonolência. Os investigadores explicam que o aminoácido triptofano presente na ave - que seria o causador do sono - também é encontrado em quantidades semelhantes em outras carnes, como frango e carne picada. Outras fontes de proteína, como porco e queijo ainda teriam maior concentração do aminoácido.

PUB

Relacionados

Últimas