Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tensão na crosta terrestre pode ser sinal de sismos

Relacionados

Cientistas investigam fenómeno que poderá permitir prever abalos

Tremores de terra registados ao longo da falha de Santo André, na Califórnia (Estados Unidos), são precedidos por um aumento de tensão em profundidade na crosta terrestre, o que poderá ser um sinal anunciador de sismos.

Num estudo publicado na edição de quinta-feira da revista Nature, dois sismólogos da Carnegie Institution (EUA) afirmam terem observado em Parkfield, naquela falha, a 1 km de profundidade, alterações na velocidade das ondas sísmicas que precederam, entre 10 e duas horas, dois pequenos tremores de terra.

PUB

«Detectar alterações de tensão antes de um sismo sempre foi o Santo Graal dos estudos sísmicos, e foi isso que motivou as nossas investigações», explica num comunicado Paul Silver, um dos autores do estudo.

As medições feitas pela equipa dirigida por Fenglin Niu, da Universidade Rice (Texas), mostraram que «a velocidade das ondas sísmicas varia com o nível de tensão, devido ao efeito deste sobre a abertura e o fecho das fissuras», segundo Paul Silver.

«As medições das alterações na velocidade das ondas deverão por isso, em princípio, constituir um padrão de tensão capaz de dar indicações sobre a iminência de um tremor de terra», acrescentou.

Os sismólogos procuram há muito tempo seguir essas variações na rapidez das ondas, mas só as mais recentes tecnologias permitiram fazer medições fiáveis e precisas.

PUB

Relacionados

Últimas