Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão: intensidade da erupção está a diminuir

Relacionados

Ainda assim, vários países mantém o espaço aéreo encerrado

Actualizada às 13:25

A intensidade da erupção e quantidade de cinzas expelidas pelo vulcão islandês Eyjafjöll têm estado a diminuir, afirmou, esta segunda-feira, uma geofísica islandesa. «Actualmente, a erupção diminuiu de forma notória», afirmou Bryndis Brandsdottir, sismóloga no departamento de geofísica da Universidade da Islândia.

PUB

«O volume de cinzas baixou bastante», disse, acrescentando que a coluna [de poeiras que se eleva a partir da cratera] «não ultrapassa os três mil metros, menos de metade da altura que tinha no momento mais forte da erupção».

Menos cinzas nos céus da Europa

Entretanto, a área atmosférica abrangida pela nuvem de cinzas emitidas por um vulcão da Islândia está a diminuir, embora esteja a dirigir-se para oeste, em direcção ao Canadá, de acordo com informações divulgadas também esta segunda-feira pelo Instituto de Meteorologia (IM).

«Nota-se que a área abrangida está a diminuir e a deslocar-se para oeste. A última informação de que dispomos aponta para que a nuvem entre no espaço aéreo do Canadá, já no final do dia», declarou o meteorologista de serviço, Luís Serrano, citado pela Lusa.

Muitos aeroportos ainda fechados

A Bélgica já fez saber que vai manter fechado o espaço aéreo pelo menos até às 20:00 (19:00 de Lisboa) desta segunda-feira, anunciou esta manhã o Ministério da Mobilidade belga.

PUB

Na Alemanha, o encerramento do espaço foi prolongado até às 20:00 locais desta segunda-feira (19:00 em Lisboa), anunciou a agência alemã de segurança aérea DFS.

No Reino Unido, as autoridades de controlo aéreo anunciaram, já na manhã desta segunda-feira, a decisão de prolongar até «pelo menos» às 01:00 de terça-feira (mesma hora em Lisboa) o encerramento do espaço aéreo. O Governo já fez saber que está a procurar soluções para conseguir fazer regressar os milhares de britânicos retidos no estrangeiro.

Também em Itália, as autoridades anunciaram que o espaço aéreo do norte de Itália voltou a ser encerrado às 09:00 locais (08:00 em Lisboa), depois de recebidos os últimos boletins meteorológicos sobre a evolução da nuvem de cinzas.

Os aeroportos do centro e norte de França continuam fechados até, pelo menos, terça-feira de manhã, e a Air France realiza, esta segunda-feira, apenas sete voos de longo curso a partir de cidades no sul do país, recorrendo a autocarros para transferir passageiros. Sete voos a partir de Toulouse e Pau estão assim previstos, para destinos de longo curso, incluindo São Paulo, Dubai e Hong Kong. A companhia aérea francesa iniciou a transferência de passageiros de autocarro a partir de Paris, onde os aeroportos de Roissy/Charles de Gaulle e Orly continuam fechados.

PUB

Mantêm-se também fechados até, pelo menos, terça-feira de manhã todos os aeroportos a norte de uma linha Bordéus-Nice, o que equivale à quase paralisação do tráfego aéreo em França.

Ao fim de dois dias de viagem Cavaco Silva aterrou, finalmente, às 20:24 de domingo no aeroporto de Figo Maduro, mas não falou aos jornalistas.

Só esta segunda-feira foram cancelados, pelo menos, 276 voos nos aeroportos portugueses.

PUB

Relacionados

Últimas