Já fez LIKE no TVI Notícias?

Durban, uma «oportunidade perdida» para salvar o planeta?

Relacionados

Quercus considera que Pacote de Durban aprovado pela ONU tem «falta de ambição», mas há quem fale em acordo histórico assinado por 194 países

A Quercus considera que o Pacote de Durban, acordado sábado à noite na 17ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas Contra as Alterações Climáticas, tem «falta de ambição» e «é para demasiado tarde».

Assunção Cristas: ministra regressou de Durban e considera que cimeira foi «um passo em frente».

PUB

«O denominado Pacote de Durban tem falta de ambição, não apresenta um caminho claro de redução de emissões e concordou com um fundo climático que está vazio», refere o comunicado da Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), a propósito do acordo alcançado esta madrugada, em Durban, na África do Sul.

Para a Quercus, «Durban deu um passo em frente para um tratado global mas continuamos num caminho para um aumento de temperatura de 4 ºC em relação à era pré-industrial e portanto acima de um aumento de 2 ºC que constituem o limite acima do qual as alterações climáticas serão catastróficas».

Acordo histórico

Opinião diferente tem a presidente da conferência climática de Durban (COP17), a ministra sul-africana Maité Nkoana-Mashabane, anunciou que os 194 países chegaram a acordo sobre um programa para definir um novo rumo para combater as alterações climáticas nas próximas décadas.

O plenário informal da 17ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas Contra as Alterações Climáticas (UNFCCC) chegou a acordo para iniciar as negociações de um novo acordo para colocar os países sob o mesmo regime legal e reforçar o seu compromisso para controlar a emissão dos gases de estufa. O compromisso deverá entrar em vigor o mais tardar até 2020.

O acordo foi alcançado após a resistência da Índia e China, e de longas horas de negociação, que levaram a apelos da União Europeia, Estados Unidos e Brasil e da própria Maité Nkoana-Mashabane, de «não fazer de Durban uma oportunidade perdida».

PUB

Relacionados

Últimas