Já fez LIKE no TVI Notícias?

Seul alerta para "avanço significativo” do armamento de Pyongyang

Ministério da Defesa da Coreia do Sul aponta teste de motor de foguetão da Coreia do Norte

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul qualificou esta segunda-feira como “um avanço significativo”, dentro do programa de armamento da Coreia do Norte, o teste de novos motores de projéteis divulgado no domingo pelo regime de Kim Jong-un.

Um porta-voz do Ministério em Seul explicou à agência noticiosa espanhola EFE que as imagens do ensaio facultadas pela Coreia do Norte e outros dados relacionados parecem mostrar “motores com boa eficiência”.

PUB

A observação tem lugar um dia depois de Pyongyang ter informado que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, presenciou o teste daquela tecnologia de propulsão, que poderá integrar um motor principal e quatro auxiliares, na base de lançamentos espaciais de Sohae, no noroeste do país.

Não é habitual Seul falar de forma tão direta dos resultados técnicos dos testes de armamento norte-coreanos, o que parece evidenciar os progressos que Pyongyang tem alcançado neste domínio nos últimos tempos.

A agência oficial norte-coreana KCNA considerou o lançamento do foguetão um evento de "significado histórico", que representa "uma nova era para a indústria de foguetões Juche", o sistema socialista baseado na autossuficiência e no culto da personalidade.

Este teste, que coincidiu com a visita do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, à região e com as manobras militares conjuntas que Washington e Seul realizam anualmente em território sul-coreano, deixa antever que Pyongyang poderá testar em breve um projétil de longo alcance.

Na mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un garantiu que o país está na fase final de fabrico de um míssil balístico intercontinental (ICBM).

PUB

Últimas