Já fez LIKE no TVI Notícias?

Covid-19: 61% dos países desrespeitaram democracia ou direitos humanos durante o confinamento

Cinco países da União Europeia e Estados Unidos foram sinalizados pelo Institituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral

Mais de 60% dos países em todo o mundo adotaram medidas para conter a pandemia de covid-19 que se revelaram uma ameaça à democracia ou aos direitos humanos. A conclusão é do Institituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA, na sigla original), que analisou a situação em quase todos os países do mundo.

O estudo concluiu que 61% dos países analisados "implementaram restrições que foram ilegais, desproporcionais, indefinidas ou desnecessárias em pelo menos uma das áreas da liberdade democrática.

PUB

Entre os países analisados que são considerados democracias, 43% acabou por registar desrespeitos pela democracia ou direitos humanos. Quando contabilizados os regimes considerados autoritários, essa percentagem sobe para 90%.

Era esperado que os regimes autoritários que têm menos monitorização e análises utilizassem a pandemia como desculpa para atuar com mais firmeza", afirmou o secretário-geral do IDEA, Kevin Casas-Zamora, em declarações à agência AFP.

O responsável afirma que o que foi mais surpreendente foi o desempenho dos países considerados democráticos, com muitos deles a atuarem com desrespeito pela democracia e pelos direitos humanos.

Uma das democracias analisadas, a Índia, acabou por ser o caso mais preocupante. Das 22 áreas analisadas, o IDEA detetou problemas em nove delas, incluindo a liberdade de movimento, a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. Atras ficaram a Argélia e o Bangladesh, que apresentaram índices preocupantes em oito variantes. Seguiram-se países como a China, o Egito, a Malásia ou Cuba.

PUB

Entre os países europeus, a Rússia foi o caso mais preocupante, com desrespeito em seis das áreas analisadas.

A pandemia é um catalisador de tendências que já existiam antes do vírus", explicou Casas-Zamora.

Entre os 61% de países com características preocupantes ficaram mais cinco europeus: Bulgária (com três áreas de preocupação), Hungria e Polónia (com duas) e Eslováquia e Eslovénia (com um). Portugal não apresentou quaisquer áreas de preocupação.

Note-se que todos estes cinco países pertencem à União Europeia, sendo que dois deles (Hungria e Polónia) travam uma guerra com os restantes estados-membros por causa do estado de direito.

Ainda entre as democracias do Ocidente, os Estados Unidos destacam-se pela negativa. Aquele que é ainda hoje o país mais afetado pelo novo coronavírus teve duas áreas de preocupação: liberdade de associação e reunião e aplicação previsível [de medidas mais restritivas].

PUB

Destaque ainda para Israel, onde foram notados cinco pontos preocupantes.

Entre os pontos mais desrespeitados estiveram a liberdade de imprensa, que combateu e combate a desinformação durante a pandemia.

Apesar dos pontos negativos, o IDEA aponta vários países como modelo a seguir, entre os quais ficaram Islândia, Finlândia, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Serra Leoa, Senegal ou Chipre.

Segundo o IDEA, num total de 162 países analisados, 99 são democracias, 33 têm governos autoritários, enquanto 30 apresentam governos "híbridos".

PUB

Últimas