Já fez LIKE no TVI Notícias?

Raul Castro quer falar com Obama

Relacionados

Líder cubano está disposto a falar com o presidente americano, mas em território neutro

O presidente de Cuba, Raúl Castro, está disposto a reunir-se com o próximo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas num «território neutro», como a base americana na Baía de Guantanámo, segundo assinala um artigo do actor e realizador Sean Penn para a revista «The Nation».

A entrevista de Penn ao líder cubano foi realizado em Outubro e só será publicada em Nova Iorque a 15 de Dezembro, mas já pode ser lida na Internet. «Talvez nos possamos encontrar em Guantánamo. Devemos reunir-nos e começar a encontrar uma solução para os nossos problemas e, no final da reunião, até podíamos dar uma prenda ao presidente. Podíamos enviá-lo para casa com a bandeira americana que continua hasteada na Baía de Guantanámo», respondeu Castro a Penn quando lhe foi perguntado se estaria disposto a reunir-se com Obama caso este vencesse as eleições.

PUB

«Pessoalmente, creio que não seria justo que fosse eu a recebê-lo, porque normalmente são os presidente latino-americanos a visitar primeiro os Estados Unidos. No entanto, seria injusto esperar que o presidente americano viesse a Cuba. Deveríamos reunir-nos em território neutro», indicou o líder cubano.

Em toda a entrevista sente-se que Raúl Castro pretende normalizar as relações comerciais com os Estados Unidos. «Nada pode deter a revolução. Que venham os cubanos visitar as suas famílias. Que venham os americanos a Cuba», sugeriu, sonhando com o fim do embargo económico.

Veja o vídeo em que Sean Penn comenta a entrevista (no original, em inglês, sem legendas

PUB

Relacionados

Últimas