Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jovem de 15 anos colocado em instituição para evitar partida para a Síria

Relacionados

Segundo as autoridades dinamarquesas, partida do adolescente era incentivada pelo pai

As autoridades dinamarquesas colocaram um adolescente de 15 anos numa instituição de jovens para evitar que partisse para a Síria, pressionado pelo pai, noticiou este domingo o diário Jyllands-Posten.

O adolescente tinha começado a frequentar a mesquita de Grimhoej em Aarhus, conhecida por ter recusado condenar as ações do movimento extremista Estado Islâmico, afirmou o jornal, que cita funcionários dos serviços sociais.

PUB

As mesmas fontes suspeitam de que o pai do adolescente queria convencê-lo a partir para a Síria, para lutar ao lado dos fundamentalistas islâmicos, acrescentou o Jyllands-Posten.

Os serviços sociais dinamarqueses receberam o adolescente em setembro passado, de acordo com o mesmo jornal, famoso por ter publicado as caricaturas do profeta Maomé em 2005, o que provocou a cólera de vários muçulmanos em todo o mundo.

Mais de 110 pessoas deixaram a Dinamarca com destino à Síria, de acordo com os serviços de informações.

Este país escandinavo é, proporcionalmente à sua população, o segundo fornecedor de 'jihadistas' da Europa para a Síria. Trinta residentes de Aarhus, que conta 324 mil, combatem na Síria.

Há 15 dias, Copenhaga foi palco de um duplo atentado contra um centro cultural onde decorria uma conferência sobre a liberdade de expressão e contra uma sinagoga, que causou dois mortos.

Omar el-Hussein, de 22 anos, um dinamarquês de origem palestiniana, suspeito de ter cometido estes ataques, foi morto a 15 de fevereiro, num tiroteio com a polícia.

PUB

Relacionados

Últimas