Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: já se vota

Relacionados

Urnas abriram com normalidade. Zapatero já votou

As mais de 59 mil mesas de voto nas eleições gerais que este domingo decorrem em Espanha abriram com normalidade absoluta, não havendo registos de incidentes significativos, salvo pequenos atrasos ou problemas pontuais na constituição de algumas mesas, escreve a Lusa.

«A normalidade é a nota característica desta primeira hora e meia de votação. A democracia funciona com normalidade e abriram a horas 99,9 por cento das 59 mil mesas», afirmou o secretário de Estado da comunicação, Fernando Moraleda.

PUB

«As únicas incidências como em cada eleição um número mínimo de atrasos na constituição das mesas, por falta de todos os membros mas todos os problemas foram solucionados», sublinhou.

Espanha: ex-vereador homenageado

Zapatero: «Destino da ETA é desaparecer»

Descrição ampliada por Justo Sambrara, do Ministério do Interior, que explicou que todas as mesas estão já abertas tanto no continente como nos arquipélagos das Baleares e das Canárias, neste caso uma hora mais tarde dada a diferença horária.

«Em alguns colégios faltou pessoal da mesa que foi substituído pelos primeiros votantes que chegaram e em alguns houve tentativas de bloquear ferraduras. Houve alguns actos de kale borroka (violência de rua) no País Basco mas não diferentes do que ocorre em qualquer fim-de-semana», sublinhou.

Até ao momento a única notícia de incidentes na jornada eleitoral ocorreu ainda antes da abertura das urnas, quando um grupo de jovens com a cabeça coberta lançou cinco artefactos incendiários contra um veículo policia em Pamplona, Navarra.

PUB

No ataque não se registaram nem vítimas nem danos materiais, tendo um dos jovens sido detido.

Os agentes policiais estavam a vigiar os colégios eleitorais instalados na Praça de San Francisco no centro de Pamplona.

Zapatero já votou

José Luís Rodríguez Zapatero, primeiro-ministro e líder do PSOE, foi dos primeiros dirigentes políticos nacionais a votar, no Colégio Nossa Sra. do Bom Conselho, em Madrid, onde chegou acompanhado da mulher.

PUB

Relacionados

Últimas