Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: Hillary Clinton vence na Florida

Relacionados

Giuliani deve abandonar a corrida e apoiar o republicano McCain

A candidata presidencial pelos democratas Hillary Clinton obteve uma estrondosa vitória sobre o seu rival Barack Obama, que ainda na véspera parecia ter saído reforçado com o apoio de quase todo o clã Kennedy, refere a Lusa.

Hillary obteve cerca de 50 por cento dos votos, quando o apuramento já ia acima dos 80 por cento, contra cerca de 33 de Obama.

PUB

A vitória de Hillary Clinton tem apenas efeito psicológico, pelo menos por enquanto, porque a direcção nacional do Partido Democrata determinou que a Florida não enviará nem um dos 210 delegados a que tinha direito à Convenção Democrata de Agosto, como punição por a liderança estadual do partido ter antecipado a data das primárias.

Os dois principais candidatos democratas não fizeram campanha na Florida, respeitando o boicote decidido pela direcção nacional do partido, pelo que Obama desvalorizou os resultados, considerando a votação «um concurso de beleza», já que os votantes «não conhecem o programa dos candidatos».

A direcção nacional do Partido Republicano também não gostou da alteração da data, mas preferiu reduzir a delegação da Florida a metade dos 114 delegados previstos.

EUA: disputa pelo eleitorado negro

Hillary Clinton e Mitt Romney vencedores no Nevada

PUB

É o segundo lote considerável de delegados que é negado a Hillary Clinton. No Michigan, igualmente punido pela direcção partidária, a vitória de Hillary não lhe trouxe os 156 delegados a que outrora teria direito.

A candidata anunciou que vai insistir junto da direcção partidária para que os delegados eleitos sejam autorizados a estar na Convenção Democrata, alegando que isso seria um estímulo à participação eleitoral no Michigan e, em especial, na Florida, onde o predomínio republicano é conhecido.

Antigo «mayor» de Nova Iorque prestes a abandonar corrida

O antigo «mayor» de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, prepara-se para em breve abandonar a corrida para a nomeação republicana à candidatura presidencial dos EUA e apoiar o senador John McCain, afirmam fontes partidárias republicanas, refere a Lusa.

Giuliani ficou em terceiro lugar nas primárias de terça-feira na Florida, onde apostava bastante, vendo os 57 delegados serem arrebatados por nova vitória de John Mccain, claramente à frente no campo republicano.

PUB

McCain obteve 36 por cento dos votos, contra 32 do antigo governador do Massachusetts, Mitt Romney.

Fontes partidárias republicanas disseram que Giuliani deverá anunciar hoje, na Califórnia, a sua desistência da corrida presidencial e o apoio a John McCain.

Giuliani esteve prestes a anunciá-lo na terça-feira, mas não o fez, conquanto o seu discurso de reconhecimento da derrota na Florida soasse a despedida.

«Manter-nos-emos empenhados e juntos vamos garantir que tudo faremos para entregar um país melhor do que está à próxima geração», disse Giuliani em Orlando, Florida.

Interrogado directamente sobre se vai desistir, respondeu: «Vou para a Califórnia.»

PUB

Relacionados

Últimas