Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE garante que não há leite chinês na Europa

Relacionados

Embargo a produtos lácteos chineses está em vigor desde 2002

A França, que exerce a presidência da União Europeia, indicou, este sábado, que não foi detectada «qualquer presença de leite proveniente da China» em território europeu e recordou que a importação de produtos lácteos chineses é proibida na UE, noticia a Lusa.

A Comissão Europeia pediu aos países da UE para reforçar o controlo nas fronteiras, recorda o governo francês num comunicado conjunto dos ministérios da Agricultura, da Saúde e da Economia.

PUB

«Até hoje, qualquer presença de leite proveniente da China não foi detectada no território europeu», indica o comunicado. «O ministério da Saúde chinês também confirmou a 12 de Setembro a ausência de exportações de produtos lácteos para a União Europeia», adianta o texto.

A França «recorda que a importação de produtos lácteos chineses é proibida no território comunitário» devido a uma decisão de 2002 e que «esta interdição abrange todos os leites», incluindo os destinados a bebés.

O comunicado adianta que, como medida de precaução, a Direcção-Geral da Concorrência, do Consumo e da Repressão de Fraudes francesa (DGCCRF) lançou em França controlos para verificar a ausência de leites para bebés com origem na China no mercado.

O escândalo do leite em pó adulterado provocou alarme na China depois da morte de quatro bebés.

PUB

Relacionados

Últimas