Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Senhor Obama, pode contar com a Alemanha»

Relacionados

Chefe de Estado germânico lembrou que os dois países estão unidos «por valores e convicções comuns»

O presidente da Alemanha, Horst Koehler, saudou a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais nos Estados Unidos e sublinhou os laços entre os dois países, baseados em valores comuns.

«O senhor estará perante grandes desafios, para o seu país, mas também para o mundo», afirmou Koehler no telegrama de parabéns enviado esta quarta-feira a Obama.

PUB

O Chefe de Estado germânico garantiu ainda que o político democrata «pode contar com a Alemanha como fiel parceiro e amigo», lembrando que os dois países estão unidos «por valores e convicções comuns, base da cooperação transatlântica».

Por último, Koehler sublinhou que os Estados reconhecem cada vez mais a sua interdependência, e daí resultam responsabilidades para a comunidade internacional em prol da paz, da liberdade e do bem-estar, pelo combate à pobreza e a protecção do planeta, acrescentou.

«Uma política mundial de cooperação dá a hipótese de multiplicar o bem-estar, e o meu país está disposto a assumir essa tarefa, em conjunto com os Estados Unidos da América», concluiu Koehler.

Por seu turno, o coordenador das relações germano-norte-americanas, Karsten Vogt, disse na televisão pública ARD que Obama poderá exigir mais dos europeus no que respeita às grandes questões globais, como o Afeganistão, o Irão, o Médio Oriente e as relações com a Rússia.

Vogt afastou, no entanto, a possibilidade de, numa altura em que a Alemanha vai entrar em ano de eleições gerais, Obama exigir, nomeadamente, que Berlim envie tropas para o sul do Afeganistão, onde os combates com os rebeldes talibãs são mais intensos, porque o futuro presidente norte-americano «sabe que não haveria maioria para isso no Parlamento Alemão», disse.

De qualquer modo, acrescentou o político social-democrata, é de esperar que Obama procure o diálogo com os europeus, e «para encotrar novas soluções para velhos problemas».

PUB

Relacionados

Últimas