Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cabo Verde: Portugal vai duplicar bolsas de estudo

Relacionados

Devido à eficácia de realização dos projectos no terreno

Portugal vai duplicar o número de bolsas concedidas a estudantes cabo-verdianos no arquipélago, para 50, e apoiará cursos de pós-graduação, além de licenciaturas, revelou esta quarta-feira o presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), noticia a agência Lusa.

Manuel Correia, que falava num seminário da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Portugal-Cabo Verde, considerou o arquipélago «o melhor» dos parceiros da cooperação portuguesa, pela eficácia de realização dos projectos no terreno.

PUB

Ao abrigo do actual ciclo do programa de cooperação bilateral, que termina no próximo ano (55 milhões de euros previstos), Portugal oferece neste ano lectivo 13 bolsas de estudo em Cabo Verde, sobretudo para licenciaturas, prevendo-se um aumento para 23 no próximo ano.

No ciclo de cooperação seguinte (2008-2011), disse hoje Manuel Correia, o objectivo é passar a oferecer 50 bolsas anuais aos estudantes cabo-verdianos.

Além de licenciaturas, referiu à agência Lusa, será também apoiada a realização de cursos de mestrado e pós-graduação no arquipélago, porque «apesar de serem mais caros, permitem chegar a muito mais gente».

Em relação ao apoio de estudantes cabo-verdianos em Portugal, o IPAD pretende aumentar o número de bolsas para pós-graduações, diminuindo as de licenciaturas.

Segundo Correia, é preciso olhar com atenção para as áreas de formação prioritárias, tendo em vista os objectivos de desenvolvimento de Cabo Verde, dada alguma inconstância registada neste domínio da cooperação bilateral.

PUB

Tendo em vista o apoio ao desenvolvimento do ensino superior cabo-verdiano, está em vias de ser assinado um protocolo entre o arquipélago e a Universidade de Aveiro, para realização de dois novos mestrados no arquipélago, matemática aplicada à engenharia e engenharia electrónica e telecomunicações.

Portugal e Cabo Verde reforçam cooperação em matéria de ambiente

Portugal e Cabo Verde reforçaram hoje, em Sintra, a cooperação que têm tido em matéria de ambiente, nomeadamente nas áreas dos recursos hídricos, alterações climáticas, conservação da natureza e estudos e avaliação de impacte ambiental.

«A gestão dos recursos hídricos é uma das prioridades do governo cabo-verdiano e é fundamental para a redução da pobreza», disse hoje aos jornalistas a ministra do Ambiente de Cabo Verde, Maria Madalena Neves, para destacar a importância desta área no seu país.

A governante sublinhou ainda os «avanços importantes» que Cabo Verde conseguiu em termos de recursos hídricos, tendo ultrapassado já a meta estabelecida nos Objectivos do Milénio.

PUB

Maria Madalena Neves, em visita a Portugal a convite do ministro do Ambiente português, Francisco Nunes Correia, falava na sede dos Parques de Sintra à margem da assinatura de um Memorando de Entendimento sobre o Protocolo de Quioto e de uma Declaração Conjunta, na qual foi reforçada a troca de experiências em matéria de ambiente entre Portugal e Cabo Verde.

No final, a ministra afirmou que Cabo Verde tem na gestão dos recursos hídricos «um dos desafios maiores para melhorar as condições de vida da população».

Uma melhor gestão dos recursos superficiais e subterrâneos «será fundamental» para o programa do governo cabo-verdiano, afirmou.

A governante disse ainda que a cooperação entre Portugal e Cabo Verde já «tem resultados concretos no domínio das mudanças climáticas» com o sistema de troca de informações e experiências.

«A formação dos recursos humanos também é um eixo importante e está retratado na Declaração Conjunta com a formação de inspectores ambientais em Cabo Verde e com a abertura para outros projectos, como a gestão dos parques naturais», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas