Já fez LIKE no TVI Notícias?

Elas é que mandam na família

Relacionados

Estudo diz que as mulheres são mais dominantes na hora de tomar decisões

As mulheres têm mais influência no seio familiar do que os homens, segundo um estudo realizado por uma equipa de investigadores da universidade do Estado do Iowa, publicado esta semana, escreve a Lusa.

A investigação observou o comportamento de 72 casais com idade média de 33 anos e casados há sete anos.

PUB

As conclusões ilustram que as mulheres demonstram um comportamento mais dominante do que os seus maridos no momento de resolver problemas e exercem mais poder no que respeita a tomada de decisões.

«As mulheres assumem a responsabilidade de velar pela relação, assegurando que tudo funciona bem e que toda a gente está contente» explica Megan Murphy, membro da equipa de pesquisa da Universidade do Estado do Iowa.

Os cônjuges que participaram no estudo tinham de preencher individualmente um questionário sobre o nível de satisfação geral no seio do casal.

Cada um tinha também de identificar um problema que não podia ser resolvido sem a cooperação do outro. Os casais eram depois reunidos para falarem durante dez minutos sobre os problemas abordados.

«As mulheres não só tomavam mais vezes a palavra como chegavam mesmo a troçar dos argumentos apresentados pelos maridos. É isto que é particularmente interessante», explica David Vogel, professor de psicologia da Universidade do Estado do Iowa.

Estes resultados contradizem a intuição inicial dos investigadores que pensavam que o marido era predominante no seio do casal.

PUB

Relacionados

Últimas