Já fez LIKE no TVI Notícias?

Casa Branca revela por engano nome de espião da CIA

Relacionados

Identidade do chefe de estação no Afeganistão constava da lista dos participantes de uma reunião à porta fechada com Barack Obama

A Casa Branca revelou, por erro, o nome do chefe de estação da agência de espionagem (CIA, na sigla em inglês) em Cabul, durante a visita surpresa do Presidente dos Estados Unidos ao Afeganistão, na noite de domingo. O nome estava na lista dos participantes de uma reunião à porta fechada com Barack Obama, na base aérea de Bagram, realizada quando chegou ao país.

A lista foi entregue ao jornalista do «Washington Post», que estava com a função de informar os camaradas sobre as atividades do Presidente. Os destinatários da lista são os meios de comunicação norte-americanos e estrangeiros assinantes do serviço.

PUB

Uma primeira versão incluía o nome do agente da CIA, que aparecia com a função associada de «chefe de estação», termo usado em geral para qualificar o responsável local da CIA num país onde a agência está ativa.

Quando um jornalista do «Washington Post» detetou o erro, contactou os responsáveis do Governo que lhe deram uma segunda lista, onde já não aparecia o nome do espião. Os mesmos responsáveis do Governo norte-americano solicitaram também aos outros jornalistas que acompanham Barack Obama na viagem ao Afeganistão que não revelassem o nome do agente secreto.

A identidade dos agentes da CIA é mantida em segredo para os proteger e às respetivas famílias. A revelação consciente dessa identidade é considerada crime.

Em 2003, assessores do então vice-presidente Dick Cheney revelaram o nome de Valerie Plame, agente da CIA, porque o marido, um embaixador, tinha denunciado publicamente as afirmações do Governo de George W. Bush sobre a presença de armas de destruição massiva no Iraque.

PUB

Relacionados

Últimas