Já fez LIKE no TVI Notícias?

"Ele nunca a vai ver crescer. Quero justiça". O apelo emocionado da mãe da filha de George Floyd

Giana tem apenas seis anos e acompanhou a mãe, Roxie Washington, que falou pela primeira vez sobre o caso, numa curta e emocionada declaração

Foi a primeira vez que comentou publicamente o assunto. Visivelmente emocionada, a mãe da filha de George Floyd, o afro-americano que morreu no passado dia 25 de maio às mãos de um polícia branco nos EUA, pediu que se fizesse justiça e frisou que “era homem bom”.

PUB

Ao lado da filha de ambos, Giana, de apenas seis anos, Roxie Washington fez uma curta declaração na Câmara Municipal de Minneapolis.

"Não tenho muito a dizer, porque não consigo reunir muitas palavras agora”, começou por referir.

"No final do dia, eles (polícias) chegam a casa e podem ficar com as suas famílias. A Gianna não tem um pai, ele nunca a vai ver crescer, a terminar o curso. Nunca vai poder acompanhá-la ao altar. Se tiver um problema e precisar do pai, ela já não o tem", continuou.

"Estou aqui pela minha filha e pelo George, porque quero que seja feita justiça. Quero justiça porque ele era bom. Não interessa o que podem pensar, ele era bom e esta é a prova de que ele era um homem bom”, disse Roxie, referindo-se à filha de ambos.

Floyd, um ex-segurança de 46 anos, supostamente detido por ter tentado pagar com uma nota falsa num supermercado local, avisou diversas vezes o polícia que não estava a conseguir respirar e que estava a perder a consciência. Foi transportado para o hospital, mas a sua morte foi declarada pouco tempo depois, ainda dentro da ambulância.

À medida que se multiplicam as palavras de apoio à comunidade afro-americana e as homenagens a George Floyd, os Estados Unidos continuam a ferro e fogo, com uma onda de protestos e confrontos em várias cidades.

Derek Chauvin, o agente que provocou a morte do afroa-mericano foi detido na passada sexta-feira. A detenção aconteceu quatro dias depois da captura das imagens que correram o mundo e que se tornaram virais.

PUB

Últimas