Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guantánamo: ex-detidos voltam ao terrorismo

Relacionados

Cerca de cinco por cento dos indivíduos voltaram ao crime

Cerca de 74 pessoas que foram libertadas da prisão de Guantánamo voltaram a associar-se ao terrorismo.

Segundo a agência EFE, o Departamento de Defesa norte-americano revelou que cinco por cento dos indivíduos que foram libertados de Guantánamo se associaram ao terrorismo, e que outros nove por cento ter-se-ão unido à luta contra os Estados Unidos e os seus aliados.

PUB

Desde a abertura da prisão em Cuba, no início de 2002, Departamento de Defesa norte-americano colocou em liberdade 534 prisioneiros e, estima-se que, quase 14 por cento retomou as actividades terroristas contra os EUA.

O Pentágono divulgou estes dados num momento em que a batalha política se encontra calma, apesar da discussão sobre para onde devem ser enviados os presos se a prisão de Guantánamo encerrar em Janeiro.

Segundo Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono, a 7 de Abril, data do último balanço, 74 dos cerca de 540 detidos que foram libertados regressaram à luta contra o Ocidente ou são suspeitos de tê-lo feito.

Num estudo actual, o Pentágono assegurou ter o nome de 29 dos 74 ex-detidos, incluindo Said Ali as-Shiri, líder da Al Qaeda no Iêmen, garantindo ainda ter impressões digitais, ADN e fotos que vinculam 27 dos ex-detidos a actividades de guerrilha após terem sido liberdados.

O Departamento de Defesa dos EUA afirmou nãp poder identificar os outros 45 ex-detidos por motivos de segurança nacional.

PUB

Relacionados

Últimas