Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guantanamo: técnicas de interrogatório chinesas

Relacionados

Foram usadas contra militares dos EUA durante a Guerra da Coreia

As técnicas de interrogatório usadas em Guantanamo foram baseadas numa descrição das técnicas usadas pelos chineses contra militares dos EUA durante a Guerra da Coreia, que tinham como objectivo extrair confissões, muitas delas falsas, noticia a TSF, que cita o jornal New York Times.

Em declarações a este jornal, um especialista em interrogatórios explicou que o manual usado em Guantanamo foi copiado integralmente de um documento de 1957 que descrevia os métodos chineses para extrair confissões, mesmo falsas, durante a Guerra da Coreia, a militares dos EUA.

PUB

O manual, escrito por Alfred D. Biederman, um sociólogo que trabalhou para a força área, baseou-se em depoimentos de presos norte-americanos torturados durante esta guerra, alguns deles filmados pelos chineses.

Estas técnicas foram usadas não só pelos militares norte-americanos em Guantanamo, mas também pela CIA, que assim usaram um programa de treino baseado em técnicas de interrogatório especialmente preparado para extrair confissões falsas.

PUB

Relacionados

Últimas