Já fez LIKE no TVI Notícias?

Plataforma petrolífera explode ao largo do Golfo do México

Treze trabalhadores foram resgatados

Última actualização às 20:50

Uma plataforma petrolífera explodiu no Golfo do México esta quinta-feira. O incidente registou-se a cerca de 130 quilómetros a sul da baía de Vermilion, no estado norte-americano da Luisiana.

PUB

De acordo com a Associated Press (AP), que cita a Guarda Costeira dos EUA, nenhum dos 13 trabalhadores que estavam na plataforma morreu, mas um está ferido, não se sabendo a gravidade destes ferimentos.

Os funcionários foram recolhidos do mar por uma embarcação que se encontrava perto do local e foram levados para uma plataforma próxima, de acordo com a edição electrónica do «New York Times». Posteriormente, as equipas de resgate transportaram-nos para o Centro Médico Geral Terrebone, em Houma.

Cheri Ben-Iesau, comandante da Guarda Costeira, disse à AP que sete helicópteros, dois aviões e três barcos foram enviados para o local desde Nova Orleães, Houston e Mobile.

A plataforma, que pertence à empresa Mariner Energy, com sede em Houston, está a arder, um incêndio que já está a ser combatido.

Um porta-voz da empresa disse à CNN que a estrutura não estava actualmente a produzir, contudo, não se sabe se a explosão terá provocado qualquer fuga de petróleo.

Contudo, na zona foi detectada posteriormente uma mancha de petróleo com um comprimento de 1600 metros e uma largura de 30. Ainda não se sabe qual a proveniência, já que esta é uma zona próxima de onde explodiu a plataforma Deepwater Horizon, da BP.

Este incidente aconteceu numa zona pouca profunda (com cerca de 100 metros) a oeste do local onde a estrutura semelhante da BP explodiu e se afundou em Abril, provocando a morte de 11 trabalhadores e uma imensa maré negra.

PUB

Últimas