Já fez LIKE no TVI Notícias?

Colômbia quer que Sarkozy se reúna com guerrilha

Relacionados

Objectivo é que as FARC libertem reféns, entre eles um luso-descendente

O governo colombiano quer que o presidente francês, Nicolás Sarkozy, medeie as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), com o objectivo de libertar os reféns que os guerrilheiros têm em seu poder, noticia o jornal El País.

Este convite surge depois das autoridades colombianas terem cancelado a intenção de que esta mediação fosse feita pelo chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez.

PUB

Em causa está a troca da libertação de 45 reféns, em poder das FARC, por cerca de 500 guerrilheiros que se encontram em estabelecimentos prisionais colombianos.

Sarkozy tem-se mostrado interessado pelo problema dos sequestros na Colômbia, de forma particular pelo caso da antiga candidata presidencial Ingrid Betancourt, em posse das FARC há quase seis anos, e que também tem nacionalidade gaulesa.

Na passada sexta-feira, foram divulgados vídeos de reféns. Num deles aparecia Betancourt, aparentemente frágil.

Luso-descendente entre os reféns

Entre os reféns exibidos nos vídeos encontra-se o luso-americano Marc Gonçalves. De acordo com o Alto-comissário colombiano para Paz, Luis Carlos Restego, as imagens que mostram Betancourt estão datadas de 24 de Outubro e o filme com Marc Gonçalves e outros dois reféns norte-americanos tem a data de 1 de Janeiro, noticia a Lusa.

Contudo, um dos guerrilheiros, que aparece também nos filmes, disse que a gravação foi efectuada a 23 de Outubro.

No total, as autoridades apreenderam cinco filmes nos quais são mostrados vários reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. As gravações são as primeiras provas de que os reféns se encontram vivos.

O luso-americano Marc Gonçalves, 35 anos, foi sequestrado há cinco anos juntamente com outros dois norte-americanos, Keith Stansell e Thomas Howes, depois do avião em que seguiam se ter despenhado.

PUB

Relacionados

Últimas