Já fez LIKE no TVI Notícias?

Franceses descontentes com Sarkozy

Relacionados

Presidente desceu dez pontos em dois meses nas sondagens de popularidade

Pela primeira vez desde que assumiu a Presidência da França em Maio de 2007, Nicolas Sarkozy reúne mais opiniões desfavoráveis (48 por cento) que favoráveis (45 por cento), de acordo com uma sondagem divulgada hoje.

É uma descida de popularidade de seis pontos num mês e de dez pontos em dois meses. Segundo o instituto de sondagem, é a primeira vez desde que foi eleito que a quota de popularidade de Sarkozy entra no negativo.

PUB

O chefe de Estado obtém 45 por cento de boas opiniões, das quais 8 por cento «muito boas». As más opiniões progridem cinco pontos num mês (e dez em dois meses) situando-se nos 48 por cento, 22 por cento das quais muito más. Sete por cento dos inquiridos não se pronuncia.

Pelo contrário, o primeiro-ministro François Fillon ganha dois pontos num mês, com 43 por cento de cidadãos satisfeitos, e outros tantos descontentes.

Segundo BVA, a atitude de três sectores da população explica esta queda: as classes populares, decepcionadas com a falta de progressos em relação ao seu poder de compra - uma das grandes promessas de Sarkozy - os idosos, por razões financeiras ou por rejeição do «estilo» imposto pelo presidente, e os simpatizantes do candidato centrista François Beyrou.

Nas últimas semanas, o presidente da República estava em baixa de popularidade em todas as sondagens.

PUB

Relacionados

Últimas