Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mugabe acusa Reino Unido de querer invadir o Zimbabué

Relacionados

Chefe de Estado africano diz que a epidemia de cólera está a ser usada como pretexto

O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, diz que o Reino Unido tem como objectivo invadir o seu país, utilizando como pretexto a epidemia de cólera que atinge o país.

Em declarações ao jornal estatal zimbabueano The Sunday Mail, um porta-voz de Mugabe afirma que o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, «está a pedir uma invasão do Zimbabué», chamando-o de «louco».

PUB

Esta posição surge depois de Brown ter apelado à comunidade internacional para dizer «basta» ao regime de Harare, numa altura em que a epidemia de cólera já fez cerca de 600 mortos no país.

A crise geral que o país africano atravessa minou por completo as infra-estruturas sanitárias, dificultando o acesso a água potável e serviços de saúde.

Mugabe, por seu lado, acusa Londres de ser responsável pelo estado caótico em que se encontra o Zimbabué, devido às sanções que lhe impõe e a actos que descreve como sabotagem.

Esta posição não é partilhada pela oposição do Zimbabué. O porta-voz do principal partido, o MDC, descreveu como «alucinações» as acusações de Mugabe a Brown.

PUB

Relacionados

Últimas