Já fez LIKE no TVI Notícias?

França pede à UE suspensão de voos para o México

Autoridades não querem a propagação do vírus. Várias companhias aéreas e de cruzeiros de outros países já não viajam para o México

O governo francês vai pedir à União Europeia (UE) para convocar um Conselho extraordinário dos Transportes para que se proceda à suspensão de voos para o México, disse esta quarta-feira a ministra da saúde francesa, Roselyne Bachelot.

A ministra prestou estas declarações no final de uma reunião com o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris sobre a gripe mexicana.

PUB

«Pedimos aos nossos colegas que considerem a suspensão dos voos rumo ao México», diz a ministra da Saúde, Roselyne Bachelot.

Há fortes suspeitas de dois casos de gripe mexicana em França, num homem e numa mulher que voltaram do México. Os doentes estão hospitalizados em Paris.

Entretanto, as autoridades cubanas já tinha, decidido suspenderam por um período de 48 horas todos os voos com destino e procedentes do México a fim de prevenir qualquer introdução da gripe mexicana em Cuba, anunciou a televisão cubana.

Também a transportadora canadiana Air Transat anunciou que suspendia os seus voos com partida do Canadá e de França para o México até ao fim de Maio, mantendo contudo os seus voos de regresso até 03 de Maio, devido à epidemia.

Terça-feira à noite, a Argentina decidiu suspender a aterragem dos voos provenientes de México até à próxima segunda-feira, indicou o chefe do governo argentino Sérgio Massa, anunciando uma série de medidas destinadas a fazer frente à epidemia de gripe suína.

PUB

Cruzeiros interrompem escalas no país

Nos Estados Unidos, várias companhias de cruzeiros com sede em Miami, Florida, decidiram terça-feira suspender de forma temporária as escalas das suas embarcações no México devido à epidemia de gripe suína.

A companhia Real Caribbean anunciou que suspendeu «de forma temporária as suas escalas portuárias no México» e indicou que a decisão foi tomada como «medida de precaução», segundo um comunicado. Esta decisão é similar à tomada pela companhia Carnival.

A Real Caribbean referiu que a anulação das escalas no México tem «efeito imediato» para os navios que se encontram na zona, e compreende as embarcações das frotas Real Caribbean Internacional e Celebrity Cruises.

A companhia Norwegian Cruise Line (NCL) indicou também que por medida de precaução e tendo em conta os alertas sobre as viagens ao México, decidiu anular as escalas que o «Norwegian Pearl» devia efectuar quarta e sexta-feira em portos mexicanos.

A NCL indicou que os seus outros navios não tinham escalas previstas em portos mexicanos até ao mês de Setembro.

PUB

Últimas