Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guiné: tentativa de golpe de Estado faz mais três mortes

Relacionados

Ex-ministro da Defesa morto a tiro após tentativa de derrubar o poder

ACTUALIZADO ÀS 11H45

No mesmo dia em que foi assassinado Baciro Dabó, candidato à presidência da Guiné Bissau, morreram mais três pessoas, sendo que uma delas é o ex-ministro da Defesa, Hélder Proença, acusado de tentativa de golpe de Estado.

PUB

Proença foi morto a tiro na estrada entre Bula, norte do país, e Bissau, tendo entrado na morgue do hospital Nacional Simão Mendes ao início da manhã desta sexta-feira. Também foram abatidos o motorista e um segurança, que seguiam com ele, informa uma fonte à agência Lusa

Recorde-se que a Direcção-Geral dos Serviços de Informação do Estado da Guiné-Bissau comunicou que foi abortada uma tentativa de golpe de Estado no país, liderado por Hélder Proença, que «se deslocou ontem de Dacar para vir coordenar as acções». «Durante a operação, alguns renderam-se voluntariamente, enquanto outros mostraram resistência contra as forças de ordem, o que culminou com trocas de tiros, tendo sido vitimados mortalmente», esclarece o comunicado.

Conselho de Ministros reunido

Entretanto, o Governo da Guiné-Bissau está reunido em Conselho de Ministros extraordinário para analisar a alegada tentativa de golpe Estado. Segundo o assessor de imprensa, Mamadu Djau, foi convocado pelo ministro da Presidência, Manuel Saturnino Costa, uma vez que o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, se encontra de visita particular a Lisboa.

O comissário-geral adjunto da Policia de Ordem Publica (POP), Armando Nhaga, acompanhado pelo secretario-geral do ministério da Administração Interna, Luís Melo, está a participar na reunião, segundo relata a agência Lusa.

PUB

Relacionados

Últimas