Já fez LIKE no TVI Notícias?

Hilary e Obama juntos em comício

Relacionados

«Temos 36 milhões de votos», disse a ex-primeira-dama, juntando os seus votos aos de Obama

Barack Obama e Hillary Clinton estiveram esta sexta-feira juntos pela primeira vez num comício em Unity, uma pequena cidade do Estado de New Hampshire com 1.715 habitantes.

Participaram no evento mais de 4.000 pessoas e um batalhão de 500 jornalistas do mundo inteiro, adiantou hoje a organização da campanha do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, responsável pelo evento.

PUB

Grande parte do público integra residentes do New Hampshire mas muitos chegaram dos Estados vizinhos.

Sharom Politz, 65 anos, guiou desde Manchester, cidade a 45 minutos, com filhos e netos. «Somos sete, o mais novo tem um ano. Estacionámos e apanhámos um dos autocarros», revela.

O trânsito esteve condicionado. Apoiantes e imprensa foram transportados em carrinhas escolares alugadas a partir de Clarmont e Mount Sunapee, a cerca de 10 quilómetros de Unity.

Nancy Perry, 54 anos, há 25 a viver em Unity teve mais sorte. Assistiu ao comício sentada no seu quintal mesmo ao lado da escola básica de Unity, a única na localidade onde estudam 125 alunos e se realizou o comício.

«Estou aqui desde as 07:30. É um dia agitado, nunca tinha visto tanta gente junta por estes lados».

Discurso de união

No palco, o clima foi de união: «Os Clinton (Bill Clinton e Hillary Clinton) são necessários não durante os próximos meses mas durante os próximos anos», garantiu Obama.

PUB

Antes, discursaram os dois senadores democratas eleitos por New Hampshire - Paul Hodes e Carol Shea-Porter -e a ex-governadora e também candidata ao Senado dos Estados Unidos Jeannne Shaheen.

Mas a multidão foi ao rubro quando Obama e Hillary Clinton pisaram o palanque. Chegaram juntos e a ex-primeira dama iniciou o discurso. «Temos 36 milhões de votos», disse, adicionando pela primeira vez os seus 18 milhões de eleitores aos votos do ex-adversário.

«Unidade» e «mudança» foram as palavras mais repetidas durante a meia hora que durou o discurso do senador do Illinois.

«A corrida não é entre democratas e republicanos ou entre liberais e conservadores mas sim entre o futuro e o passado», garantiu, num discurso que se pautou pela aproximação aos Clinton.

Ken Hall foi o único representante da junta de freguesia a discursar no comício. «Sou conhecido por ser republicano mas também por valorizar o carácter dos candidatos», disse à agência Lusa. Perante o público, garantiu: «Também eu estou à beira da mudança».

PUB

Relacionados

Últimas