Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quanto custa ser presidente dos Estados Unidos?

Normalmente quem consegue juntar mais acaba por vencer. Sabem quem vai à frente?

Existe uma máxima na América que todos conhecem: vence que conseguir juntar mais dinheiro. E para que serve esse dinheiro? Publicidade, publicidade, publicidade. Ao contrário do que acontece em sistemas como o português, em que os partidos aparecem em campanha na televisão devidamente enquadrados em tempos de antena, nos Estados Unidos ganha a força da intervenção nos media, com autênticos clips publicitários em prime time, a favor e muitas vezes contra um candidato.

Se olharmos para o dinheiro que cada candidato já conseguiu juntar, poderia entregar-se a Sala Oval de mão beijada a Hillary Clinton. A mulher de Bill já conseguiu angariar quase 116 milhões de dólares, enquanto Obama conseguiu ultrapassar ligeiramente a fasquia dos cem milhões (mais precisamente 102 milhões). Só depois chega o primeiro republicano, com Mitt Romney a atingir os 88 milhões, enquanto o seu principal rival, John McCain, se fica pelos 41 milhões. Rudy Giuliani, que já desistiu e decidiu apoiar McCain, tinha atingido uns consideráveis 60 milhões.

PUB

Presidenciais EUA: 1,2,3 partida...

EUA: o sistema eleitoral e a «Super Terça-feira»

E onde fica Mike Huckabee, que continua a lutar ferozmente? Pois, não chega aos dez milhões: 8,9 milhões de dólares. Bem menos do que a sensação Ron Paul, que garantiu um forte apoio em campanhas na Internet, o que lhe permitiu juntar uns preciosos 28 milhões de dólares. John Edwards, que entretanto desistiu, tinha juntado 44 milhões de dólares.

Quanto gastaram nos Estados da «Super-Tuesday»?

Olhando apenas para os gastos nos Estados que vão estar implicados nesta super-terça-feira, Hillary volta a vencer, com 61,5 milhões angariados, deixando Obama nos 51 milhões. Romney fica-se pelos 29 milhões, McCain pelos 17, Paul pelos 6,5 e Huckabee pelos 2,5...

PUB

Últimas