Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novo Papa vai instalar-se «em breve» no apartamento pontifício

Relacionados

Obras de remodelação devem ser mínimas revelou o Vaticano

O Papa Francisco prevê instalar-se rapidamente no apartamento pontifício no Vaticano, e as obras de remodelação devem ser mínimas, anunciou esta quinta-feira o Vaticano.

Depois da missa a que vai presidir na capela Sistina durante a tarde, o antigo cardeal Bergoglio vai ao terceiro andar do Palácio apostólico, para retirar os selos colocados nas portas de acesso ao apartamento pontifício e ao elevador interior.

PUB

Logo em seguida, as obras de remodelação podem começar para permitir ao papa mudar-se o mais depressa possível para a nova residência e deixar a casa de Santa Marta.

As obras vão «ser rápidas», garantiu o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, porque os apartamentos pontifícios estão «em bom estado». Já tinham sido renovados por Bento XVI no início do pontificado.

Será depois da janela do futuro gabinete que o novo líder da Igreja católica, como todos os antecessores, recitará o primeiro «Angelus», no domingo, ao meio-dia.

Questionado sobre as normas de segurança que vão rodear o papa argentino, o porta-voz indicou que cabia ao serviço de segurança «adaptar-se ao estilo pastoral» do novo Papa.

O papa Francisco fala, além da língua materna, o espanhol, mais quatro línguas: francês, inglês, italiano e alemão, acrescentou o padre, jesuíta tal como o novo papa.

O cardeal argentino sabe ler e compreende português, dada a proximidade geográfica do Brasil, o que lhe deverá ser muito útil para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em julho, no Rio de Janeiro, afirmou.

PUB

O padre Lombardi declarou que não «ficará surpreendido se houver uma renovação de cargos» na Cúria, durante os próximos dias.

No fim do pontificado de Bento XVI, a 28 de fevereiro, os chefes dos dicastérios (ministérios) deixaram de exercer as funções e os respetivos serviços passaram a ser geridos pelos «números dois» (secretários), por ter passado a vigorar o período de «Sé apostólica vacante» (entre a morte/renúncia e eleição do novo Papa).

A Secretária de Estado, liderada pelo cardeal Tarcisio Bertone, foi gerida por Giovanni Angelo Becciu.

Durante a «Sé vacante», o Vaticano é gerido pelo cardeal camarlengo, função atribuída pelo papa emérito Bento XVI a Bertone.

Federico Lombardi indicou que o papa Francisco foi submetido, há cerca de 55 anos, quando tinha 21 anos, a uma operação durante a qual foi removida uma parte de um pulmão.

«Confirmo que há muito tempo, foi submetido a uma intervenção durante a qual uma parte de um pulmão foi retirada», declarou, em resposta a uma pergunta sobre a saúde do novo Papa argentino, de 76 anos.

O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa na quarta-feira pelos 115 cardeais reunidos em Roma, escolhendo o nome de Francisco.

Francisco sucede a Bento XVI e é o 266.º papa da Igreja Católica.

PUB

Relacionados

Últimas