Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cardeal do Vaticano felicitou bispo que escondeu caso de pedofilia

Relacionados

Bispo francês não denunciou padre que posteriormente foi condenado a 18 anos de prisão

Um cardeal do Vaticano, encarregado do clero em todo o mundo, elogiou um bispo francês que se tinha recusado a denunciar um caso de abuso sexual de menores por um padre, segundo a revista francesa Golias, crítica à Igreja Católica, citada pela Reuters.

Numa carta de 8 de Setembro de 2001, o cardeal Dario Castrillon Hoyos apoiou a decisão do bispo Pierre Pican, que não denunciou um padre que posteriormente foi condenado a 18 anos de prisão por violação de um rapaz e abusos sexuais de outros dez.

PUB

«Eu congratulo-o por não ter denunciado um padre à sociedade civil. Agiu bem e eu estou contente de ter um colega que preferiu a prisão a denunciar o seu filho e padre», diz a carta.

Pican acabou por ser condenado a uma pena suspensa de três meses de prisão por esconder o caso que envolvia o reverendo Rene Bissey.

Esta é mais uma prova a juntar às dezenas de documentos oficiais que, nas últimas semanas, têm demonstrado a ocultação do Vaticano de casos de pedofilia.

No entanto, o porta-voz do Vaticano já esclareceu que, quando o então cardeal Joseph Ratzinger (agora Bento XVI) liderava a Congregação para a Doutrina da Fé, em Maio de 2001, pediu aos bispos de todo o mundo que denunciassem os casos a esta congregação, o que não significava escondê-los, apenas não os obrigava a denunciar à polícia.

PUB

Relacionados

Últimas